terça-feira, 11 de outubro de 2011

Baia de Todos os Santos

  A maior baía do Brasil em extensão territorial 1052 km² e também em diversidade cultural, artesanato, história, arquitetura colonial (igrejas, fortalezas, belos solares coloniais e sedes de fazendas) e ecossistemas ricos em belíssimas paisagens, biodiversidade como manguezais, Mata Atlântica remanescente, coqueirais, bananais e recifes de corais onde estão presentes a foz dos Rios Paraguaçu, Jaguaripe, Subaé e inúmeros riachos que desembocam nas águas do oceano Atlântico. Este cenário é sede de diversos trabalhos ambientais como os das Ongs Instituto Mamíferos Aquáticos e ABCRN e deu origem através do Decreto Estadual 7595 (1999) à Área de proteção Ambiental (APA) da Baía de Todos os Santos.

 Seus principais limites são: o Porto da Barra ao Norte (na cidade de Salvador) e a Ponta do Garcês no extremo sul (município de Jaguaripe) e sua área propicia diversas opções para o lazer como o turismo em suas ilhas e praias paradisíacas de águas calmas e cristalinas ou a prática de esportes náuticos como o mergulho que vislumbra recifes de corais e destroços de naus e galeões naufragados ao longo da colonização brasileira onde é encontrada uma grande variedade de vida marinha em cenários submarinos com profundidades entre 12 e 45 metros e visibilidade entre 10 a 20 metros.

          Vários eventos náuticos acontecem durante a alta estação como as regatas Aratu / Maragogipe, o Campeonato baiano de Windsurfe e a Travessia Mar Grande / Salvador, competição de natação em mar aberto.

          O arquipélago da Baía de Todos os Santos é formado por 56 ilhas tropicais onde se destacam as ilhas de Itaparica (a maior ilha marítima do Brasil), Madre Deus, Maré, Frades, Medo, Bom Jesus dos Passos, Vacas, Maria Guarda, Cajaíba, Cal, São Gonçalo e Matarandiba sendo o uso de embarcações particulares ou escunas o principal meio de transporte para o acesso a estas ilhas. 

          Estas embarcações são disponibilizadas principalmente por agências de turismo receptivo que fazem passeios tendo como pontos de embarques diários o Centro Náutico da Bahia, Bahia Marina ou Terminal de Ilha Madre de Deus com o destino principal às ilhas dos Frades, Ilha de Maré, ilha de Itaparica, bem como o Terminal Marítimo de São Joaquim em Salvador que disponibilizam Ferry Boats e Catamarãs para a travessia até o terminal de Bom Despacho em Itaparica.

          A construção da Capela de Boa Viagem em 1750 pelos portugueses deu origem ao maior evento de caráter religioso da Baía de Todos os Santos: a Procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes que acontece, todos os anos, entre os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. Na tarde do primeiro dia a imagem de Bom Jesus dos Navegantes é conduzida na Galeota Gratidão do Povo da Igreja da Boa Viagem até à Basílica da Conceição da Praia e na manhã do segundo conduzida pela mesma embarcação do Cais do Comando do 2º Distrito Naval às proximidades do Farol da Barra, retornando à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.


Bom Jesus dos Passos

      Seu acesso se dar através de embarcações e está situada entre as ilhas de Madre de Deus e dos Frades. A chegada de barco oferece um belo visual com a ponta de atracação e a igreja de Bom Jesus dos Passos. Vale a pena o desembarque para andar nas ruas sossegadas, onde a população vive basicamente de pesca e da carpintaria. É interessante visitar o solar dos Duarte, as fontes da Rua, do Porrãozinho e Grande, e a Capela de Nossa Senhora de Conceição. A ilha oferece 2 praias propícias para o banho a do Padre e a da Pontinha.

Ilha Bimbarras

        Seu acesso é somente através de embarcações estando distante 17 milhas náuticas de Salvador, e está consolidando a implantação de um projeto de turismo náutico na Baía de Todos os Santos. O projeto ilha Bimbarras é um exemplo de preservação de mata Atlântica, baseado no princípio de equilíbrio existente em todo ecossistema, onde o homem deve não somente ocupá-lo de forma racional, mas recuperá-lo e preservá-lo. Esse projeto caracteriza-se por sua auto-sustentação, abragendo um conjunto de atividades ligadas ao turismo de baixa densidade, associadas ao funcionamento de uma fazenda inteiramente produtiva no centro da ilha, com exploração pecuária, cultivo de árvores frutíferas tropicais e maricultura.

Ilha de Madre de Deus 

        O acesso é pode ser feito através de embarcações (escunas particulares), de carro ou de ônibus saindo do Terminal Rodoviário de Salvador de onde fica distante 70 km. É um município de grande importância, devido à existência do terminal marítimo da Petrobrás. Fazem parte do Município a Ilha de Maria Guarda e a praia de Suape. Destacam-se a edificações no alto da Matriz, as casas de Pedro Gomes e de Laudelino Pinheiro, e na praia de Suape a Casa dos Dois leões e a de Antônio Balbino todas da metade do século XIX, assim como a igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário