quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Praia do Forte

Gente! Não sei como explicar um lugar como esse, tem que conhecer . É mágico, uma paz! 
Não pode de maneira alguma deixar de visitar o Projeto Tamar, e se tiver um dia de sorte como eu tive, ver as tartaruguinhas saindo dos ovos em direção ao mar, é um espetáculo. Algumas são tão atrapalhadas que precisam de uma ajudinha para sair.

Segue ajuda profissional, com todas as informações necessárias. Meus olhos só enxergavam as belezas e descrever é impossível. 


Um dos destinos mais badalados da Linha Verde - estrada que liga a Bahia ao Sergipe - a Praia do Forte tem apenas 14 quilômetros, mas oferece belezas de encher os olhos. Ao longo da preservada orla, a moldura é formada por areias claras, coqueirais, recifes e mar cristalino repleto de cardumes coloridos. Ao redor, as atrações ficam por conta das reservas ambientais e das ruínas do Castelo Garcia d'Ávila, a primeira fortificação portuguesa em terras brasileiras.

Desde a década de 80, a Praia do Forte abriga a principal base do Projeto Tamar - responsável por estudar e proteger as tartarugas marinhas. Tal ação foi fundamental para a preservação da vila que, mesmo concorrida na alta temporada, mantém a natureza da região intocada. Além disso, a sede do projeto é um dos mais interessantes atrativos locais - o espaço conta com tanques de criação, aquários e biólogos de plantão para acompanhar a visita. Quem estiver na área entre os meses de dezembro e fevereiro ainda ganha um bônus - pode participar do emocionante processo de soltar as tartaruguinhas recém-nascidas no mar.

Nem só de natureza, porém, vive a Praia do Forte. No centrinho, fechado ao tráfego de carros e batizado de Vila, dezenas de bares e restaurantes descolados, pousadas charmosas, lojinhas de artesanato e joalherias tomam conta da avenida, das vielas e dos shoppingzinhos. O glamour aumenta a cada temporada, mas a praia faz questão de conservar sua atmosfera rústica e, para isso, não abre mão da igrejinha branca à beira-mar, das ruas de terra, das casinhas caiçaras e dos coloridos barquinhos de pescadores. 

O que fazer 

Projeto Tamar

O Projeto Tamar foi criado na década de 80 para estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro. São 21 bases espalhadas pelo país, sendo a da Praia do Forte a mais interessante e bem-equipada, com centro de visitantes, tanques e aquários com tartarugas e peixes, sala de vídeo, loja e restaurante. Entre dezembro e fevereiro é possível acompanhar os biólogos soltando tartaruguinhas recém-nascidas na areia.

Praias
Com 14 quilômetros de areias claras e muitos coqueiros, a praia do Forte é uma das mais badaladas do Norte da Bahia, tendo como marca registrada as tartarugas marinhas protegidas pelo Projeto Tamar. O cenário é perfeito para caminhadas e oferece bons trechos para a prática do surf e do mergulho - os recifes formam piscinas naturais na área conhecida como Papa-Gente. Nos finais de semana, o movimento é grande em frente à Vila. Cuidado ao nadar na maré alta, quando a água esconde as pedras que ficam bem próximas da areia. 

Instituto Baleias Jubarte

 
O Instituto Baleia Jubarte está localizado na Praia do Forte e faz o trabalho de monitoramento e conservação das baleias jubarte, que entre os meses de julho a outubro, se encontram em território brasileiro. A Praia do Forte já virou uma área de concentração e reprodução efetiva desses mamíferos. 

Castelo do Forte Garcia D'Ávila

Única construção com características medievais da América do Sul, a Casa da Torre, como era conhecida, encontra-se sob os cuidados da Fundação Garcia D'Ávila, responsável pela preservação e restauração das ruínas do valioso patrimônio histórico, cuja construção foi iniciada em 1551. A entrada no parque é liberada mediante pagamento de uma pequena taxa por pessoa. O Castelo Garcia D´avila construído no século XVI, pelos portugueses para proteção da região Norte de Salvador, capital do Brasil na época. Está localizado na áerea de preservação da Mata Atlântica, importante floresta com grande diversidade biológica. 

Praia do Papa Gente

A praia do Papa Gente é o local ideal para contemplar as diversas cores e formas de peixes que se concentram nas piscinas naturais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário